Cartão GIRO

Existem dois tipos de cartões, o GIRO bilhete e o GIRO passe. Ambos os cartões utilizam tecnologia sem-contacto.

No serviço interurbano, é utilizado o novo cartão GIRO passe, em vigor desde o dia 01/07/2024.

O cartão GIRO bilhete não é pessoal, pode ser transmissível, mas a bordo cada passageiro tem de ter um. Posteriormente poderá recarregá-lo com mais viagens.

 O cartão GIRO passe é personalizado e intransmissível, e tem de ser requisitado nos Postos de Venda e Atendimento HF – Anadia ou Pinga. Poderá carregá-lo com títulos tipo passe ou bilhete.   

Utilização cartão GIRO

GIRO bilhete:


Pode adquirir e carregar o seu bilhete num dos seguintes pontos de venda:

  • Postos de Venda e Atendimento HF
  • ​Máquinas de Venda Automática HF​
  • Payshops
  • Estações CTT

 

GIRO passe:


O 1º carregamento tem de ser efetuado nos Postos de Venda e Atendimento HF, os seguintes, dependendo do título, poderão ser carregados nas Máquinas de Venda Automática HF, Agentes Payshop e Estações CTT.​

O carregamento dos passes sociais, mensais, são efetuados a partir do dia 20 de cada mês, e referem-se ao carregamento do mês seguinte. Sendo possível o seu carregamento até ao dia 19 do mês a que se refere.​

O passe GIRO Turista 15 urbano, pode ser carregado em qualquer altura do mês.​

Os passes sociais gratuitos, nomeadamente 4_23, +65, invalidez 0, reformado 0 e antigo combatente, são de venda exclusiva no posto de venda e atendimento HF – Pinga. Não necessita carregar mensalmente.

Valide o seu cartão, bilhete ou passe, à entrada do autocarro e em todas as viagens que efetuar.

Aproxime o cartão, a cerca de 5 centímetros, do validador. Se tiver mais de um título, por exemplo, um GIRO passe e um GIRO bilhete, tenha o cuidado de passar apenas um perto do validador, caso contrário a viagem poderá ser descontada nos dois cartões.

Os cartões GIRO plastificados são apenas exibidos ao motorista e sempre que solicitado.

Se não validar/apresentar o seu GIRO comete uma infração, punível com coima, nos termos da lei.

Em caso de erro na validação (sinal vermelho):

Bilhete: 
  • Deve comprar o Bilhete de Bordo.
Passe: 
  • Se apresentar recibo válido pode efetuar a viagem.
  • Se não apresentar recibo válido, deve comprar o Bilhete de Bordo.

Em todas as situações deve, posteriormente, dirigir-se a um Posto de Vendas e Atendimento HF, para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.

GIRO bilhete: 
  • Não tem limite de validade.
GIRO passe: 

Inicia-se aquando da emissão do mesmo:

  • Crianças dos 4 aos 12 anos, inclusive, validade de 3 anos;
  • A partir dos 13 anos, validade de 4 anos.

Os cartões devem ser conservados com cuidado sem dobrar, riscar ou molhar. Mantenha-os afastados da humidade, moedas, telemóveis e de outros cartões eletrónicos.

É obrigatório manter o cartão GIRO passe com foto atualizada e com o nome e o número, perfeitamente legíveis. Caso não se verifique deve substituir o cartão.

Os seguintes perfis de passe têm uma validade até 12 meses, a contar da sua data de emissão.

  • Passe Social 4_23;
  • Passe Social Estudante +23 anos;
  • Passe Social +65;
  • Passe Social Invalidez 0, I e II;
  • Passe Social Reformado 0, I e II
  • Passe Social Antigo Combatente.

Para os perfis Passe Social 4_23 e Passe Social Estudante +23 anos, a validade tem início no primeiro mês do ano letivo a que respeita.

A atualização/revalidação destes perfis deve ser efetuada num Posto de Venda e Atendimento HF – Anadia, Pinga ou Marina, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição.